Ciclovias de São Paulo. A redescoberta da bicicleta como meio de transporte. Interessante mapa da estrutura cicloviária (CET).

Ciclovias de São Paulo. A redescoberta da bicicleta como meio de transporte.

Segundo o site da Companhia de Engenharia de Tráfego (www.cetsp.com.br), a cidade de São Paulo possui “498,3 km de vias com tratamento cicloviário permanente, sendo 468,0 km de Ciclovias/Ciclofaixas e 30,3 km de Ciclorrotas”.

Polêmicas à parte, as ciclovias são uma forma permanente de aproveitar e utilizar a cidade de forma sustentável. É cada vez maior o número de “Bike Cafés” que se espalham pela cidade. Se estiver em Pinheiros, recomendo o “Aro 27”. Ainda que você não goste de bicicleta, o café é sem dúvida, um dos melhores da cidade, e o que é melhor, perto do metrô Pinheiros.

Aliás, uma boa dica é andar de bike utilizando o metrô. Se for uma bike pequena, aro 20, como a minha da foto (que é dobrável), não há restrição. No entanto, o bom senso sempre recomenda que procure vagões mais vazios para não atrapalhar os outros passageiros.

Se você acha que trabalha longe de metrô etc, considere a possibilidade de alugar uma bike ELÉTRICA. Isso mesmo, há diversas lojas espalhadas, como a de aluguel E-moving (ganharam prêmio de empreendedor do ano) e a Ebikestore, ambas na região do Itaim, cujo destaque, na minha opinião, vai para as bikes dobráveis (como a minha da foto) e, se você tiver condições, bike elétrica dobrável, como a bike Sense Easy.

Claro que o rendimento de uma aro 20 é bem menor se comparado com as bicicletas grandes. Mas ela tem a vantagem de ser compacta, poder ir de metrô no caso de pneu furado, por exemplo, colocar no porta malas e ir para a praia… só coisa boa.

E se você quer fugir do trânsito, gastar pouco e ainda fazer um pequeno exercício, tudo de bom. Mas se você quer apenas chegar ao trabalho rápido e sem multas, a elétrica é imbatível.

As empresas vêm instalando bicicletários com chuveiros para os funcionários. Para quem pega trânsito todos os dias, andar de bike no meio da semana é deveras relaxante.

Abaixo o link para o link para o mapa cicloviário da CET. Muito bom. Recomendo a ciclovia da Faria Lima, que liga desde o parque Vila Lobos, Ibirapuera, Paulista e centro velho. Excelente passeio.

Ciclovias São Paulo

É isso. Cheers. @ricardonagy.

Anúncios

Sobre ricardonagy

USP/PUC-SP. Bacharel em Direito PUC-SP. Pós-graduado em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado em Letras Inglês/Português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
Esse post foi publicado em cidadania, curiosidades, dicas culturais e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s