Resenha do filme ‘O profeta’. A questão árabe na Europa. Conflitos e etnias: uma reflexão necessária.

Mais atual do que nunca, um filme de 2009, cuja temática que retrata os presídios franceses e seus conflitos, transcende, de maneira inexorável e assustadora, a mera ficção.

Ricardo Nagy's Blog

A máfia italiana em sua decadência. Ascensão da questão árabe, que nunca esteve tão atual, haja vista as grandes manifestações em prol da democratização de países como Barein, Líbia, Egito e outros; e os lamentáveis ataques terroristas recentes. O filme mostra o lado da França que não é tão glamouroso quanto o que estamos acostumados a ver normalmente. É o lado de imigrantes na prisão e a máfia que se forma em torno dela. Os indultos usados para fins escusos, a total impossibilidade de ficar à parte de um sistema prisional corrompido, de imigrantes marginalizados, de máfias que se formam de acordo com os padrões de origem, etnia ou religião.

O filme se inicia com o protagonista Malik, sendo preso, condenado a 6 anos por supostas agressões a policiais, se é que estas existiram. Malik tenta desesperadamente esconder uma nota de 50 francos, essa metonímia é o pano de fundo…

Ver o post original 227 mais palavras

Anúncios

Sobre ricardonagy

USP/PUC-SP. Bacharel em Direito PUC-SP. Pós-graduado em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado em Letras Inglês/Português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s