O professor Sankai da Universidade de Tsukuba no Japão há mais de 20 anos estuda o uso de exoesqueleto para humanos. Ele conseguiu desenvolver um modelo que pode auxiliar quem tem mobilidade reduzida ou mesmo fortalecer quem não tem nenhum problema.
A tecnologia em si não é novidade. Já relatei aqui neste blog o uso de exoesqueleto em tecnologia de guerra, mas o interessante agora é o uso para ajudar seres humanos com mobilidade reduzida, como é o caso do senhor Fukushima, 74 anos, que, por conta de dois derrames, não pode andar, mas com o uso do exoesqueleto foi capaz de subir uma escada!
O membro auxiliar híbrido do Doutor Sankai capta os sinais elétricos enviados pelo cérebro ao músculo e faz os mesmos movimentos de andar ou de movimentar os braços, por exemplo.
Já é possível fazer um leasing do equipamento por volta de US$ 2.000,00 por mês. Vamos torcer para que essa tecnologia seja popularizada em breve. Com certeza auxiliará muito aqueles que têm problemas para se locomover como também outros que necessitam de uma ajuda para cuidar de outros seres humanos. Enjoy.
Link para o vídeo:
link para a firma japonesa:
CYBERDYNE Inc. is a venture firm aiming to utilize accomplishments by Prof. Sankai and his laboratory at University of Tsukuba.
We strongly believe that technologies should be designed for the benefits of humankind. We will be focusing on strong R&D and will introduce very new products and services to the society.